domingo, 11 de setembro de 2011

TECNOLOGIA CELULAR: UMA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS PARA A APROXIMAÇÃO DE PÚBLICOS

Por Jucelia Alves Universidade do Contestado – campus Mafra

O mundo globalizado e mediado pelas redes é marcado pelo imediatismo das relações, excesso de informações e constante atualização dos indivíduos. Por isso, é necessário que o ser humano precise estar atualizado com todo um repertório de informações, se aprofundando apenas nas informações que são do seu interesse específico. Com isso, notícias recebidas através dos aparelhos celulares tornam-se um atrativo, por reunirem o maior número de informações possíveis em um espaço reduzido, com textos que apenas relatam o fato em si, deixando que o leitor busque mais detalhes caso seja de seu interesse. Atualmente, as operadoras de telefonia celular oferecem diversos canais de notícias para os usuários, agregando cada vez mais funções à mídia que antes era vista apenas um “telefone móvel”. 
Contudo, as potencialidades de uso do aparelho celular como ferramenta de comunicação ainda não foram completamente exploradas. É o caso do uso das mensagens SMS como ferramenta de relações públicas, onde os públicos de uma organização poderiam desenvolver um melhor relacionamento com a empresa através de uma comunicação mediada pelos celulares. A pesquisa realizada com acadêmicos da Universidade do Contestado demonstrou que grande parte dos usuários dos serviços prestados pela instituição gostaria de conhecer mais sobre suas atividades e vêem no celular uma ferramenta que facilitaria essa comunicação. Algumas poucas empresas já vêem na  comunicação via telefone celular uma aliada para ampliar o relacionamento com seus públicos, como é o caso de alguns estabelecimentos comerciais, que avisam clientes cadastrados sobre as principais ofertas da semana e até mesmo sobre o parcelamento de compras a prazo. Como afirma BUENO (p.49), “longe das novas tecnologias, as organizações e as pessoas só tendem a involuir”. As organizações que já estão utilizando dessa nova tecnologia para promover um maior intercâmbio de informações ocupam a dianteira frente à concorrência e promovem a fidelização dos seus clientes. Após uma breve observação dos impactos culturais trazidos pelo advento da tecnologia móvel, arrisca-se dizer que muito em breve, o celular será a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas e de circulação do conhecimento.

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

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